Páginas

Social-icons

slide

  • Slide 1Meu Canto Alemão ficou pronto ♥
  • Slide 1♥ Organizando a minha cozinha ♥
  • Slide 1Veja aqui a transformação do meu banheiro ♥
1 2 3

26 de jun. de 2014

Aquisições de eletrodoméstico para cozinha: Forno elétrico de embutir!!!

Ao começar minhas pesquisas na internet sobre forno, aprendi que tem 2 tipos: elétrico e a gás, ambos tem suas vantagens e desvantagens, avaliando os diversos apontamentos feitos por internautas cheguei a conclusão que a minha aquisição seria de um forno elétrico, motivos que cheguei a esta decisão: mais fácil de limpar; instalação mais simples; distribui o calor uniformemente; não tem riscos de vazamento de gás (tenho neura quanto a este aspecto); mantém o calor por mais tempo depois de desligado; não utilizo com muita frequência por isso acredito que não sofrerei impacto na energia elétrica

Segue informações detalhadas sobre as vantagens e desvantagens dos fornos elétrico e a gás: 

Forno à gás

Vantagens
  • Aquecimento e resfriamento mais rápido que o forno elétrico (aproximadamente 10 minutos).
  • Consome menos energia elétrica, pois somente a utiliza para gerar faísca ou para acender a lâmpada.
  • Se você tiver gás natural (encanado), pode ser conveniente, devido ao valor reduzido.
  • É mais econômico em utilizações freqüentes.
  • Para assar tortas pode ser melhor, pois esquenta mais embaixo do que em cima, e não queimando a cobertura.
Desvantagens
  • Não distribui o calor igualmente por todo o forno, podendo assar irregularmente.
  • O controle de temperatura é feito por termostato, mas não é tão preciso, afetando preparações delicadas como doces.
  • Mais difícil de limpar do que o forno elétrico.
  • Custa mais para ser instalado, pois necessita de mão de obra especializada.
  • Requer conexão com a rede de gás ou com botijão retornável, sendo que no caso de gás natural, pode ser necessário converter o forno.
  • Tem risco de vazamentos de gás se a manutenção não for feita de forma apropriada e nos prazos corretos.
  • Não gratina alimentos, a não ser que tenha a função grill, que é uma resistência elétrica, assim como o forno elétrico.

Forno elétrico

Vantagens
  • Maior controle de temperatura.
  • A distribuição do calor dentro do forno é melhor se possuir ventoinha.
  • Mais fácil de limpar.
  • Não há necessidade de mão de obra especializada para instalação, somente uma tomada aterrada (normalmente 220V).
  • Mantém o calor por mais tempo depois de desligado (útil para manter pratos quentes).
  • Funções para ligar apenas o calor no chão, ou no teto do forno, e função grill, usada para gratinar ou dar cor ao assado.
Desvantagens
  • Custo de operação maior que o do forno a gás.
  • Demora a esquentar e esfriar (cerca de 20min para atingir temperatura).
  • São um pouco mais caros do que os fornos/fogões a gás. Dependendo do modelo, muito mais caro.
  • Não vem junto com o fogão, há somente de embutir.
  • Necessita instalação elétrica que suporte o consumo do forno
  • Nem todas as cozinhas vêm equipadas com tomada 220V aterrada, que é a mais apropriada para este forno.
  • Móvel onde o forno será instalado deve ser preparado para suportar a temperatura do forno.

Pois bem, após minha decisão de adquirir um forno elétrico me deparei com um probleminha, antes de fazer a compra pela internet questionei meu esposo se haveria algum problema comprar forno que exigisse tomada de 220V, ele me informou que no nosso apê a instalação é toda 110V e o prédio não nos dá condição de puxar instalação 220V.

Eu já havia decidido que compraria o forno elétrico da Brastemp modelo Ative para fazer jogo com o cooktop, mas quem diz que tem a opção 110V, nem Brastemp, Electrolux, Consul, Tramontina, etc,,, maioria das marcas somente fabricam forno elétrico com voltagem 220.

Encontrei alguns modelos da Fischer, Layr, Fogatti, Mueller, 1 modelo da Electrolux porém não é de embutir, vários modelos da marca Venax com opção 110V. Após várias pesquisas sobre avaliação de cada produto, sobre a marca (que por sinal desconhecia todas elas) e avaliando minha necessidade, adquiri o forno elétrico de embutir da marca Mueller modelo Celebrare 44L, autolimpante com grill e timer. Ainda não sei se fiz a aquisição correta pois a capacidade muito me intrigou, será que 44 litros vai atender minha necessidade?!!

Seguem fotos do forno adquirido:


O valor pago nesse forno elétrico foi R$ 789,00 adquirido pelo site da Magazine Luiza, parece até propaganda da loja, mas sinceramente amo comprar na ML pois não cobra frete, o desconto preço à vista compensa muito e a entrega é super rápida.

Pessoalmente esse forno é mais bonito que pelas fotos, todo espelhado e cheio de detalhes, coloquei a minha maior assadeira dentro dele pra fazer um teste e coube perfeitamente, sendo assim valeu a compra (quesito capacidade).

Meu problema agora refere-se à dimensão do produto, pois havia projetado para instalar ele abaixo do meu cooktop, porém a largura dele é inferior ao do cooktop e tenho receio de ficar nada estético a instalação destes eletrodomésticos um abaixo do outro. A minha idéia é mudar a cor do móvel planejado somente deste local para dar um destaque, mas,,,, como meus móveis vão demorar pra sair do forno ($$$$$$) penso nisso depois, com mais calma.

Bjus e até mais. :) 





COMENTE COM SUA CONTA GOOGLE+
COMENTE COM SUA CONTA BLOGGER

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário